Regimento Interno

REGIMENTO INTERNO

Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada – NELA – reger-se-á pelas diretrizes deste Estatuto, especificadas nos artigos a seguir.

Art. 1º: O Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (doravante NELA) consiste em um grupo de pesquisa avançada sobre questões sociais envolvendo a linguagem humana, e tem por objetivos estudar e atuar sobre tais problemas via ações de pesquisa, ensino, extensão e respectiva publicização.

Art. 2º: O NELA constitui-se de pesquisadores/as com doutorado e de estudantes de pós-graduação e graduação envolvidos/as com a pesquisa em Linguística Aplicada.

Art. 3º: A estrutura de trabalho do NELA compõem-se de linha(s) de atuação.

Parágrafo 1º: Os/as pesquisadores/as do NELA estarão filiados/as a pelo menos uma linha de atuação.

Parágrafo 2º: As atividades de cada linha de atuação serão coordenadas por um/a representante que atuará em estreita relação com a direção do Núcleo.

Parágrafo 3º: Os/as pesquisadores do NELA desenvolverão projeto de pesquisa e extensão individuais ou em agrupamentos diversos e projetos estratégicos que agruparão pesquisadores de uma linha de atuação ou transversalmente todas as linhas.

Art. 4º: A estrutura de gestão do NELA compreende o colegiado (composto pelos/as participantes pesquisadores do grupo), a direção (composta por coordenador/a, vice-coordenador/a, secretário/a), e a coordenação de linhas de atuação (representantes das linhas de atuação).

Parágrafo 1º: Componentes da direção também podem assumir a representação de linhas de atuação, conforme decisão do colegiado.

Parágrafo 2º: Na ausência do/a coordenador/a, o/a vice-coordenador/a assumirá sua função, e, na ausência deste/a, o/a secretário/a.

Parágrafo 3º: O mandado de coordenador/a, vice-coordenador/a e secretário/a será de dois anos, podendo haver pleito à reeleição.

Parágrafo 4º: O rito da eleição ocorrerá no período de dois meses de antecedência do final da gestão em exercício, com votação de chapas 30 dias antes do final do exercício.

Art. 5º: O NELA circunscreve-se a pesquisadores de Linguística Aplicada da UFSC, contemplando também pesquisares/as convidados/as de outras instituições e seus orientandos/as de graduação e pós-graduação (na vigência de sua matrícula na instituição).

Parágrafo 1º: O Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada vincula-se, administrativamente, ao Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas – DLLV/CCE – de onde receberá, de acordo com as possibilidades orçamentárias e de pessoal, apoio operacional e material.

Parágrafo 2º: Em consonância com esta filiação institucional, os cargos de direção do NELA serão ocupados por pesquisadores do DLLV.

Parágrafo 3º: Pesquisadores de outros setores da UFSC participarão do Núcleo mediante solicitação formal de inscrição – com justificativa em termos da(s) linha(s) de atuação – e aprovação pelo colegiado do NELA.

Parágrafo 4º: Pesquisadores de outras instituições nacionais e estrangeiras poderão participar do NELA a convite, mediante afinidade com as linhas de atuação.

Parágrafo 5º: Para descredenciamento do Núcleo, os/as pesquisadores/as deverão encaminhar pedido formal à coordenação.

Art. 6º: Propostas de reformulação do presente regimento interno serão analisadas e votadas em reunião plenária do Núcleo.

Art. 7º: Havendo decisão de encerramento das atividades do grupo, realizada em reunião plenária, ela deverá ser comunicada à chefia do DLLV e à direção do Centro de Comunicação e Expressão.

Florianópolis, 21 de maio de 2021.