Ações de extensão
Profa. Dra. Aline Cassol Daga Cavalheiro
Programa de Educação Linguística na formação humana
Descrição: O Programa envolve dois projetos, a saber: Projeto 1: Ao longo de 2017, serão realizados encontros mensais dos integrantes de acordo com cronograma a definir coletivamente. A organização se dará na forma de grupos de estudos, com discussão de textos teóricos definidos previamente pelo mesmo grupo. Projeto 2: No ano de 2018, em período a definir colegiadamente, será ofertado um curso de pós-graduação lato sensu a docentes de toda Educação Básica, incluindo professores alfabetizadores e de Língua Portuguesa. A especialização obedecerá ao disposto na Resolução CNE/CES nº1, de 8 de junho de 2007. Como requisito parcial para obtenção da titulação, os pós-graduandos produzirão um Trabalho de Conclusão de Curso.
Profa. Dra. Ana Paula Oliveira Santana
Atendimentos Individuais e Oficinas de Letramento para Estudantes Universitários com queixa de dificuldade de Leitura e Escrita
Descrição: O objetivo desta extensão é oferecer suporte e realizar ações que visem a promoção de letramento para universitários que apresentam dificuldades de leitura e escrita. Como metodologia, será realizado atendimentos individuais e oficinas de Letramento para a comunidade acadêmica de forma semanal.
Prof. Dr. Anderson Goulart
Programa de Educação Linguística na formação humana
Descrição: O Programa envolve dois projetos, a saber: Projeto 1: Ao longo de 2017, serão realizados encontros mensais dos integrantes de acordo com cronograma a definir coletivamente. A organização se dará na forma de grupos de estudos, com discussão de textos teóricos definidos previamente pelo mesmo grupo. Projeto 2: No ano de 2018, em período a definir colegiadamente, será ofertado um curso de pós-graduação lato sensu a docentes de toda Educação Básica, incluindo professores alfabetizadores e de Língua Portuguesa. A especialização obedecerá ao disposto na Resolução CNE/CES nº1, de 8 de junho de 2007. Como requisito parcial para obtenção da titulação, os pós-graduandos produzirão um Trabalho de Conclusão de Curso.
Prof. Dr. Atílio Butturi Júnior
Linguística Live
Descrição: Projeto de extensão criado para efetivar um cronograma de lives no Instagram que discutam linguagem, com participação de docentes do Programa de Pós-Graduação em Linguística e convidados de outras IES.
Prof. Dr. Marcos Baltar
O Violão e a música Brasileira II : Oficina de análise e criação de canções brasileiras executadas em violão e voz.
Descrição: Este projeto de extensão, organizado em oficinas semanais de duas horas, pretende problematizar a recepção e a produção da música brasileira atual, por intermédio do estudo, análise, exercício de composições do cancioneiro popular tocado por violão, desde o surgimento do samba e do choro até o chamado gênero MPB. O projeto está ligado ao campo de Linguística Aplicada, vinculado ao Núcleo de Linguística Aplicada ? NELA ? do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas ? LLV do Centro de comunicação e Expressão ? CCE. O Objetivo principal é despertar a consciência crítica e aprimorar a percepção estética das músicas e letras ? gênero discursivo canção ? clássicas que fizeram a história da música brasileira do Samba à MPB, como um gênero multissemiótico, signo verbal e musical, com sua estruturação triádica: temática, composicional e estilística. Além disso o projeto, visará oferecer noções básicas de teoria musical (harmonia, acordes) e prosódia (colocação das palavras na frase musical) para subsidiar a análise das canções, assim como servir de apoio para a vivência de composição, estimulando assim a produção autoral de canções no violão. O público alvo é toda comunidade universitária que tenha alguma noção básica de violão e de canto.
Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena
NOVOS CRITÉRIOS PARA NOVAS PRÁTICAS: DISCUTINDO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA SALA DE AULA DE LÍNGUAS ADICIONAIS
Descrição: Com base em uma perspectiva critica da lingüística aplicada, apresentaremos exemplos de instrumentos de avaliação da aprendizagem, elaborados a partir de nossas reflexões, provenientes desse projeto, cujo objetivo principal é o desenvolvimento de materiais e atividades que auxiliem a ação avaliativa nas aulas de línguas adicionais na escola regular.
Prof. Dr. Rodrigo Acosta Pereira
Grupo de estudos Linguagem & Dialogismo – GELID – http://gelidufsc.wixsite.com/gelid
Descrição: O grupo GELID tem como objetivo reunir graduandos e pós-graduandos em reuniões semais de estudos acerca dos escritos do Círculo de Bakhtin. O grupo reuni-se em encontros semanais e oficinais quinzenais. Tem como participantes alunos do PIBIC e pós-graduandos (mestrandos e doutorandos) do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLg) e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).
Profa. Dra. Rosângela Pedralli
Programa de Educação Linguística na formação humana
Descrição: O Programa envolve dois projetos, a saber: Projeto 1: Ao longo de 2017, serão realizados encontros mensais dos integrantes de acordo com cronograma a definir coletivamente. A organização se dará na forma de grupos de estudos, com discussão de textos teóricos definidos previamente pelo mesmo grupo. Projeto 2: No ano de 2018, em período a definir colegiadamente, será ofertado um curso de pós-graduação lato sensu a docentes de toda Educação Básica, incluindo professores alfabetizadores e de Língua Portuguesa. A especialização obedecerá ao disposto na Resolução CNE/CES nº1, de 8 de junho de 2007. Como requisito parcial para obtenção da titulação, os pós-graduandos produzirão um Trabalho de Conclusão de Curso.
Prof. Dr. Sandro Braga
Laboratório de Escrita Acadêmica e Leituras – LABEAL
Descrição: Considerando que há divergência entre os diversos letramentos, chama-se atenção à forma com que alunos universitários se engajam no discurso acadêmico; quais sentidos atribuem às práticas escritas desse domínio, bem como quais conflitos têm sido estabelecidos entre professores e alunos, quando não há correspondência entre o nível de letramento do estudante e o letramento que lhe é exigido por parte dos professores e da instituição. Ou seja, ao entrar na universidade esse estudante se vê obrigado a produzir um gênero textual/discursivo que nunca lhe foi ensinado, mas que de algum modo lhe é requerido. Assim, considerando-se as exigências de saberes cada vez mais complexos e diversificados sobre o funcionamento dos textos, que por sua vez tornam-se cada vez mais numerosos e complexos nas práticas sociais, foi criado o LABEAL, um ambiente (físico e humano) a fim de subsidiar aprendizes em suas atividades acadêmicas de leitura e produção escrita.